Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, realizaram nesta quarta-feira, 26/07, uma grande ação para conscientizar a população de Viseu da importância da conservação dos ecossistemas de manguezais.
Durante o trabalho, que aconteceu na praça Matriz e no mercado central, foram distribuídos folders explicativos da necessidade de preservação das florestas e da fauna que compõem o ecossistema dos mangues.
Segundo a UNESCO, os manguezais são ecossistemas raros, espetaculares e férteis na fronteira entre o continente e o mar.
Eles contribuem para o bem estar, a segurança alimentar e a conservação das comunidades costeiras de todo o mundo, mantém uma rica biodiversidade e fornecem abrigo, proteção e refugio de reprodução para peixes e crustáceos.
Porém, os MANGUEZAIS estão desaparecendo em uma taxa de três a cinco vezes maior que a perda florestal mundial, causando sérios impactos ecológicos e socioeconômicos.
Diante disso, medidas de conservação destes meios se fazem presente, tendo em vista que o contexto manguezal tem uma relação direta e indireta com os viseuenses, que dispõem de uma grande faixa de manguezais e costas, para sua subsistência.