A Prefeitura de Viseu recebeu neste sábado 23/05, através de doação, feita pelo Grupo Solidários da Saúde Pará, novos Equipamentos de Proteção Individual para profissionais de saúde e três máscaras de mergulho.

As máscaras são utilizadas na ventilação não invasiva dos pacientes críticos com Covid-19. Esse material ajuda a recuperar a função pulmonar e reduz a necessidade de intubação (ventilação mecânica invasiva) e diminui o tempo de internação dos pacientes.

O equipamento, que ja é usado em alguns hospitais e tem comprovação de sua eficácia, também melhora a oxigenação, a saturação, diminui o desconforto respiratório, reduz o trabalho muscular dos pulmões.

Os materiais doados foram os seguintes: 20 Máscaras Face Shield, 30 Máscaras PFF2, 60 Máscaras SMS, 150 Capotes, 150 Toucas, 200 Máscaras Artesanais e 03 Máscaras de Mergulho, adaptadas pra oxigenoterapia para ventilação não invasiva de pacientes mais críticos.

Os Solidários da Saúde do Pará que doaram o material é formado por médicos especialistas, engenheiros biologicos, artesãos, técnicos em TI, infectologistas e epidemiologistas, comunicadores donas de casa, profissionais de saúde, entre outros, unidos apenas pela solidariedade.

O grupo arrecada insumos, materiais e doações em dinheiro e transforma tudo em EPI’s e instrumentos que podem salvar vidas.

A Prefeitura agradece essa grande contribuição do Grupo Solidários do Pará pela doação desses EPI’s para nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus.