Através do Decreto 021/2023, a Prefeitura de Viseu reconhece e declara Situação de Emergência, devido a elevação dos níveis dos rios que causaram inundações e alagamentos por todo o município.
As cheias dos principais rios Gurupi e Piriá inundaram comunidades e causaram alagamentos em comunidades, pontes, estradas e vicinais.
Uma das principais vias de acesso ao município, a BR 308, está com o tráfego interrompido devido ao alagamento de parte da rodovia e da ponte sobre o Rio Piriá, na comunidade de Curupaiti.
As chuvas intensas e a elevação dos níveis dos rios causaram a paralisação dos serviço de transporte público, escolar e de saúde, prejudicando também o abastecimento de alimentos e insumos na cidade, assim como, em várias comunidades.
Em regiões interioranas moradores de algumas comunidades ribeirinhas tiveram suas residências interditadas.
O estado de emergência concede à administração municipal maior flexibilidade para gestão da crise, possibilitando respostas mais eficazes aos danos causados pelos eventos climáticos.
O Decreto possui validade de 180 dias e prevê outras providências.