Este ano vamos comemorar o Aniversário de 126 anos de Viseu de forma mais branda, não que nossa cidade não mereça grandes manifestações da demonstração do carinho e do amor que todos temos pela nossa “doce terrinha” como diz o cantor.
Mas, pelos protocolos de segurança contra pandemia e pelos últimos fatos ocorridos.
Todos os eventos terão transmissão on-line e ao vivo através das redes sociais e na página oficial da Prefeitura no Facebook.
No dia 01/07 acontece o projeto “O Povo Vai a Praça” com atividades esportivas na Praça Matriz, na Orla e no Rio Gurupi. Será o dia todo de competições.
O Dia 02/07, é dedicado à Arte, Literatura, História, Cultura e Gastronomia. Concursos de poesia, redação, pintura, exposição de fotografias, história de Viseu e Boi Bumbá. Haverá ainda apresentações de capoeira, teatro dança e o concurso de gastronomia.
O Dia 03/07 inicia com a grande inauguração do sonhado Estádio Municipal de Viseu. Amistoso de Masters (Veteranos) entre Seleção de Viseu x Seleção Paraense (com ex-atletas renomados).
A tarde teremos a abertura da Iª Feira Municipal de Artesanatos, em parceria com o SEBRAE-PA, no Mirante Dom Carlos.
No Ginásio Jarbas Passarinho terá a grande final do Torneio de Futsal Alusivo ao Aniversário da Cidade, a partir das 19h30.
A tradicional Programação da Noite Gospel acontece no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus de Viseu.
Inicia com o Culto em Ação de Graças, que terá a participação de lideranças de evangélicas e autoridades e louvores com apresentações de grupos musicais, de várias localidades, que foram beneficiados pela Lei Aldir Blanc.
O dia 04/07 inicia com o Ciclismo feminino, saindo do Porta Itamixília, logo cedo. A tarde continua com a Feira Municipal de Artesanato.
A noite acontece a tradicional Noite Católica, na Igreja Matriz de Viseu com a Santa Missa em Ação de Graças, pelo Aniversário de Viseu.
Após a missa haverá apresentações das bandas católicas beneficiadas pela Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc.
No dia 05/07 a tradicional corrida do Ciclismo Curupaiti-Viseu. A largada de Curupaiti, com horário previsto para as 6h30 e grande recepção na entrada da cidade.
A noite acontece a final do tradicionalíssimo concurso Garota Viseu, agora com Edição Virtual, sem presença de público, apenas jurados, organização e acompanhantes das candidatas.
A partir das 21 horas inicia a transmissão online e ao vivo com várias câmeras e profissionais, para possibilitar a maior interatividade possível dos internautas.
À meia noite do dia 05 para o dia 06 de julho, ainda durante a programação do concurso de beleza, pela primeira vez não haverá queima de fogos e sim um minuto de silêncio, em homenagem as vítimas da Covid e em memória da menina Ravyla.
Em seguida será cantado o parabéns pra Viseu e apresentação do cantor Sandiego.
No Dia do Aniversário de Viseu, 06/07, também não haverá a tradicional alvorada de fogos.
As 16 horas haverá a solenidade de inauguração da Escola João Fernandes, em Biteua. Essa será a 100ª obra inaugurada pela gestão do Prefeito Isaías Neto e a 40ª escola entregue.
A partir das 17 horas teremos a Feira Municipal de Artesanato, na Praça Matriz e o arrastão do “Boi Brilho Acadêmico pelas ruas da cidade”
No início da noite as homenagens à Ravyla marcarão o encerramento da programação do aniversário de 126 anos de Viseu.
As 19 horas acontece o passeio ciclístico em homenagem à Ravyla, pedimos que todos os participantes usem branco e enfeitem suas bicicletas com balões, flores e ursinhos de pelúcia.
No retorno do dos ciclistas na orla, após o passeio, haverá a inauguração do Painel em homenagem à menina Ravyla Dagila Sousa Costa.