Iniciado em agosto do ano passado, o Plano de Desenvolvimento da Produção Cacaueira, visa a introdução do cultivo e produção do cacau com pequenos produtores da região do Primeiro Distrito.
Inicialmente 20 famílias receberam mudas de cacau, que foram preparadas no canteiro da secretaria de agricultura do município e estão prontas para o plantio. A ideia é estender o projeto em todas as regiões do município.
As famílias ainda receberam sementes germinadas de cacau e cupuaçu para produção de mudas para plantio. Essas sementes foram produzidas pelo IFPA-Castanhal, Instituto Ideflor e CEPLAC.
Ainda pelo projeto, os produtores recebem apoio técnico da Secretaria de Agricultura e terão cursos de plantio e manejo através do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Segundo a Secretária de Agricultura, Naiane Medeiros, que recentemente esteve em Castanhal buscando ampliar parcerias no setor agrícola, o projeto visa alavancar a produção Cacaueira no município e assim gerar mais renda para quem mora e produz no interior.