A Prefeitura de Viseu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com Associação Rare do Brasil, realiza amplo trabalho de pesquisa e coleta de materiais nos rios Gurupi e Piriá para análise da qualidade dos pescados e da água.
A ação visa medir a influência do mercúrio, usado pelos garimpos clandestinos, localizados nas imediações desses rios e seus afluentes, assim como analisar se há impedimento para o consumo humano.
Para o criterioso trabalho, a Prefeitura conta com a atuação do Engenheiro Químico Dr. Marcus Vinicius, analista de desenvolvimento da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Paraíba).
A Rare do Brasil é uma entidade internacional que atua na promoção da pesca artesanal através do projeto “Pesca Para Sempre” e está em Viseu colaborando com o desenvolvimento da pesca regional.
A ação conta com a participação de servidores das secretarias de Meio Ambiente e da Pesca. A coleta de materiais acontece até a próxima sexta-feira.