O aniversário de 130 anos de Viseu está chegando, e a Prefeitura antecipa a definição da logomarca oficial, que vai estampar todas as artes relacionadas à programação, de 01 a 06/07.
O tema deste ano é o mais acertado para o momento em que as atenções do mundo estarão voltadas para a nossa região: “A AMAZÔNIA COMEÇA AQUI”.
Geograficamente, a denominação do que se conhece hoje como Amazônia (Região Norte) começa a partir do Rio Gurupi, em Viseu.
Nos algarismos que formam o número 130, em referência à idade do município desde sua fundação em 1895, estão representados vários elementos típicos que contam a história de Viseu.
Representando a fauna local, temos a onça-pintada, animal real que ainda assusta muitos com suas lendas e histórias.
O guará, belíssima ave vermelha, enfeita os rios e mangues com suas pousadas e revoadas magnificamente avermelhadas.
A arara, cheia de cores, empresta sua beleza e inspira tantas manifestações culturais.
A pescada amarela, também representada na arte do monumento da jangada, está presente na vida dos viseuenses desde os primórdios — peixe que até hoje alimenta e sustenta tantas famílias.
O caranguejo, que garante o sustento de muitos e faz parte da majestosa biodiversidade do nosso litoral, aparece na arte, acima da Casa da Cultura.
O barco de pescadores, ainda hoje essencial, traz na sua proa a identificação “1531”, fazendo referência ao ano da chegada dos primeiros colonizadores pelo Rio Gurupi.
A arte também apresenta o monumento da jangada e o cruzeiro, símbolos do Mirante Dom Carlos Verzeletti, hoje pontos turísticos de referência na cidade.
Além disso, estão desenhadas a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré e a fachada da Casa da Cultura Otávio Monteiro.
Todos os elementos da logomarca recontam histórias e estão conectados com o passado, o presente e o futuro da nossa amada Doce Terrinha.
Agora é só contar os dias, horas e minutos para abraçar a nossa cidade e declarar, mais uma vez, todo o nosso amor por Viseu!

VISEU, 130 ANOS
A AMAZÔNIA COMEÇA AQUI!