SÍMBOLOS

Bandeira

bandeira de Abaetetuba é um dos símbolos oficiais de Abaetetuba, município localizado no estado do Pará.

Descrição: Seu desenho consiste em um retângulo dividido em duas partes iguais por uma linha vertical, sendo a parte da esquerda é azul e da direita vermelha. No centro da bandeira está o brasão do município.

Simbolismo: O Azul representa os rios, o meio de transporte predominante no município como forma de escoamento da produção. Já o vermelho, enfatiza a fibra e a disposição do povo abaetetubense na luta do dia a dia. O brasão localizado entre as faixas representa uma síntese da vida econômica do município.

Brasão

brasão da cidade de Abaetetuba representa uma síntese da vida econômica do município. Sua forma, uma taça, simboliza comunhão ou cooperação na economia em Abaetetuba. Seguindo esse principio, no centro do escudo há o capacete de Mercúrio (tradicional símbolo do comércio) e a roda dentada (a indústria), ambos interligados numa sequência harmônica e cooperativa. Nas rodas dentadas, representou-se a madeira e a cerâmica como principais atividades industriais. Os ramalhetes de cana-de-açúcar colocados na base representam a lavoura em geral. Como figura central do brasão nota-se um barco estilizado, veículo importantíssimo no escoamento da produção municipal.

Pular para o conteúdo