Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Viseu realozou nesta sexta-feira o grande dia D da campanha Julho Amarelo. Com programação especial voltada para a importância da conscientização sobre prevenção e tratamento das hepatites em todas as unidades de saúde do município.

O mês de julho é considerado o mês da conscientização e prevenção das hepatites virais e tem por objetivo, reforçar as iniciativas de vigilância e controle, alertando sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce das hepatites.

A doença ataca o fígado e, inicialmente, apresenta poucos sintomas. Por isso, é considerada uma doença silenciosa que pode levar a complicações antes mesmo que a pessoa descubra que está infectada.

Todos os tipos de hepatite podem ser prevenidos. As principais medidas de controle da transmissão das hepatites constituem-se na adoção de medidas de prevenção como o uso do preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas, seringas, pinças, alicates, etc. A vacinação gratuita para a Hepatite A e B também compõe o conjunto de medidas preventivas, além da testagem rápida feita regularmente.

Ambos os procedimentos podem ser feitos em qualquer Unidade Básica de Saúde do município de Viseu.
As Unidades que realizaram as ações no município:
– UBS Mangueirao – UBS Cidade Nova – UBS Bombom – UBS Cristal (gestante) – UBS Centro (realizou no mercado do Mangueirao) – UBS Braço Verde – UBS Piquiateua – UBS Fernandes Belo – UBS Vila Cardoso.